quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Piquenique&Tal contará com músicos ,atores, educadores, poetas, cineastas, grafiteiros, e artistas em geral.


Evento atrai família e reúne artistas locais das mais diversas áreas
Piquenique&Tal contará com músicos ,atores, educadores, poetas, cineastas, grafiteiros, e artistas em geral

Para celebrar a chegada da primavera e a união de artistas locais das mais diversas áreas, o denominado Imaginário Coletivo fará sua primeira ação neste sábado (24), o Piquenique&Tal, que acontecerá das 15h às 21h, no Espaço Imaginário, em Campo Grande, com atrações suficientes para agradar pessoas de todas as idades.
Será um piquenique recheado de cultura, voltado para a família e amigos, com apresentações de música, dança, circo, poesia, grafites, exibição de filmes, fotografias, exposição de telas, esculturas, além de brincadeiras antigas (quase esquecidas) com as crianças presentes.
Solicitamos aos interessados que tragam brinquedos, livros e outros objetos usados para trocarem por outros durante a “Feirinha do Escambo”, além de cesta e toalha para um verdadeiro piquenique ao ar livre, enquanto desfrutam das performances culturais.
A entrada será de 5 reais, valor estipulado apenas para a manutenção do evento, uma vez que todos os artistas se apresentarão voluntariamente. As crianças, é claro, não pagam!
Serviço
Espaço Imaginário

Dia 24 de outubro – sábado, das 15h às 21h
Rua Ingazeira, 190, Vivendas do Bosque
Entrada R$5,00
Contatos para imprensa:
Organização / Imaginário Coletivo: Alexandre Bastos – 9979-9796      
Assessoria: Alexander Onça – 9667-6098


Informações

  ESPAÇO IMAGINÁRIO
   Convivência e Cultura da Criança
               (67) 3326.5525

PROGRAMAÇÃO

15h – Abertura
Cortejo Teatral – Imaginário Maracangalha
Grafite ao vivo – Diego Verme
Feirinha do Escambo - Brinquedos, livros, discos, filmes, roupas e tralhas
Exposição de artes plásticas – Neska Brasil, Jorge de Barros, Diego Verme, Jamille Fortunato, Ilton Silva, Kátia D’angelo
Feira do artesanato
15h30 – Teatro, dança e piquenique ao ar livre

El Magnífico Duelo – Grupo Desnudos del Nombre

Oficina Dança Criativa para Crianças – Myla Barbosa
Jogos de Dança – Coletivo Corpomancia
Dança Árabe – Aisha Mary,Fabiana Silveira, Roseane Gomes, Mary Najla e Jacqueline Nascimento
Dança Cigana – Fernando Cunha e Tatiana Góes
Sonetos de Shakspeare – Artes Cênicas da UEMS
Dança Tribal – Morgana Shayra
18h – Música e tereré

Rodrigo Teixeira
Vinil Moraes
Mancha na Chita
DJ Renato Tulux
19h30 – Cine Manga, exibição de curtas brasileiros

Nanquim – de Maurício Copetti (MS)

Paralelos – de Alexandre Bastos (MS/BA)
Caçadores de Saci – de Sofia Federico (BA)
Ela veio me ver – Essi Rafael (MS)
Alexa – Gabriela Dias (MS)
Rockers Gol – Adrian Okumoto (MS)
Durante o dia - performances e intervenções 

Intervenções audiovisuais ao vivo – VJ Insônia, Gabriela Dias e Adrian Okumoto
Performances e esquetes humorísticas – Artistas do coletivo imaginário & Cia de Artes Carpe Diem.
Circo e malabares – Ciro Ferreira
Poesias ecológicas – Vanda Ferreira
Varal de Poesia – Grupo Brincarte / Ramona Rodrigues

domingo, 18 de setembro de 2011

CARPE DIEM no "PIQUENIQUE & TAL"



O Coletivo cultural "ainda sem nome" teve sua primeira reunião no Espaço Imaginário, neste dia 01/09. Participaram do encontro cerca de 50 pessoas entre artistas de diversas áreas, produtores, educadores e crianças. A proposta, que partiu da equipe do Espaço Imaginário, é reunir os grupos interessados e artistas independentes para promover arte e cultura para as famílias de Campo Grande. A proposta é criar uma programação contínua, rotativa que acontecerá tanto no Espaço Imaginário, quanto nos espaços públicos da cidade.
A primeira ação do coletivo será no dia 24/09, a partir das 15 hs, celebrando a chegada da primavera, no Espaço Imaginário. O evento foi batizado de "PIQUENIQUE & TAL" e reunirá no mesmo espaço intervencões e apresentações de música, circo, dança, artes plásticas, cinema, vídeoinstalações, grafite, construção de brinquedos, poesia, exposição de telas e esculturas, entre outras atrações para a família toda. A Cia de Artes Carpe Diem irá se apresentar nos segmentos de teatro e música, com esquetes humorísticas e apresentações musicais. 
A programacão definitiva será montada com a colaboração do coletivo e divulgada na imprensa em geral.
Não perca e participe!

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Festival Internacional de Teatro de Dourados divulga espetáculos selecionados


Começa a se formar a agenda de espetáculos do III Festival Internacional de Teatro de Dourados/FIT, que vai acontecer entre os dias 9 e 18 de setembro de 2011.Hoje foi publicado o edital de seleção de artistas regionais e os dois grupos de teatro selecionados são de Campo Grande. Um deles é o Circo do Mato, que vai apresentar o espetáculo Os Corcundas, e o outro é o Núcleo Artístico Jair Damasceno, que vai apresentar o experimento cênico " CALABOCA! e Grita".A abertura será com o grupo Boa Companhia, de Campinas, e a peça Primus – apresentada em diversos festivais internacionais no Brasil e no exterior, há mais de 10 anos em cartaz.Ainda entre os espetáculos nacionais, se destaca a participação do grupo baiano ViaPalco, com o espetáculo de rua Circo de um Homem Só. As atrações internacionais vêm do Peru, do Paraguai e da Bolívia em parceria com a França.Do Paraguai vem a atriz Carmem Briano e seu grupo teatral com a peça Lo Que Mas Me Gusta em Federico. A Compagnie Sourous apresentará Corps-texte, uma cooprodução Colômbia e França.É lógico que o festival também vai valorizar os artistas de Dourados. Nos dias 12, 13 e 14 acontecerá a Mostra Feito em Casa, com os grupos teatrais formados por estudantes do curso de Artes Cênicas da UFGD.O III Festival Internacional de Teatro de Dourados/FIT é realizado pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e pelo Instituto para o Desenvolvimento da Arte e da Cultura (IDAC), com patrocínio da Caixa Econômica Federal.Em breve, será divulgada toda a programação, com datas, locais e valores de ingressos.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Fundação de Cultura abre seleção para “Circuito Dança do Mato 2011”

Divulgação
recurso
      Campo Grande (MS) – O governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, abriu edital de seleção pública para espetáculos do Circuito Dança do Mato 2011. Serão escolhidos 12 artistas, grupos ou companhias de dança para apresentações em 15 municípios.
       As inscrições para a seleção podem ser feitas até o dia 18 de julho. Podem concorrer espetáculos completos, de 30 a 60 minutos de duração ou coreografias, com no mínimo 15 e máximo 30 minutos de duração.
       Serão selecionados três artistas ou grupos para realização de duas apresentações de espetáculos completos e dois “diálogos” cada e nove artistas ou companhias de dança para realização três apresentações de coreografias cada. 
        A Cia de Artes Carpe Diem espera ter dois projetos prontos até dia 10 de julho. O Circuito Dança no Mato tem por objetivo divulgar as produções da dança de Mato Grosso do Sul e estimular a cultura, produzindo ações concretas para o melhor desenvolvimento da arte da dança no Estado, fomentando a formação de platéia e estimulando a formação de novos grupos por meio de ações alternativas, pesquisas e intercâmbios entre grupos participantes.
      Serviço: Mais informações no edital publicado no Diário Oficial. Outras informações na Gerência de Difusão Cultural / Núcleo de Dança – FCMS, pelo telefone 3316-9169.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Oficina de Direção Teatral


Acontece em Campo Grande a Oficina de direção teatral A Prática Teatral: Em Busca de uma Linguagem, ministrada pela Bacharel em Artes Cênicas e especialista em arte educação Gláucia Pires. A oficina visa debater novas formas de linguagem na direção de espetáculos teatrais. 

A oficina começa no dia 23/06, as 14hs e vai até as 21hs. Já nos dias 24, 25 e 26 o horário é das 9hs até as 17hs, no Armazém Cultural, em Campo Grande - MS. O público alvo são atores, diretores e arte-educadores com no mínimo 1 ano de experiência na área. A Cia de Artes Carpe Diem já garantiu presença no evento.
As inscrições podem ser feitas através do e-mail: glaucinhapires@gmail.com
As vagas são limitadas.
Maiores informações: (67) 9272 1245 / (67) 8468 0172 / (67) 3027 7136

A oficina tem o apoio do FOMTEATRO e da FUNDAC.

sábado, 18 de junho de 2011

Cia de Artes Carpe Diem realiza produção local de Rumos Itaú Cultural em Campo Grande

A Cia de Artes Cape Diem participou da produção da mostra de pesquisa do programa Itaú Rumos Cultural Dança, nos dias 13, 14 e 15 de junho de 2011, realizada no Teatro Prosa, do SESC Horto, em Campo Grande - MS.
A organização do evento ficou por conta do Núcleo de Difusão Cultural de Dança, da Fundação de Cultura do Estado de Mato Grosso do Sul, na pessoa de Júlia Aissa.
Os integrantes da Carpe Diem que realizaram a produção foram Zenon Balduino, Manolo Schittcowisck e Nayandre Loubet.
O evento contou com a presença de vários artistas e grande nomes da dança, teatro e música do estado, além de colaboradores, apreciadores, autoridades ligadas a cultura do estado e órgãos de imprensa.
Após os espetáculos, no dia 15, houve um bate-papo entre platéia e artistas sobre vários assuntos, como por exemplo o processo de experimento, criação e as diversas reações dos públicos por onde as amostras já passaram, dentro do prorama Rumos Itaú Cultural.
Após as atividades oficiais do evento, houve um happy hour no bar Barbaquá entre os produtores, artistas, colaboradores e alguns admiradores dos trabalhos.

sexta-feira, 10 de junho de 2011



Prefeito prestigia curta-metragem apoiado pelo FMIC em sessão especial

O curta-metragem “Ela veio me ver”, do diretor Essi Rafael foi exibido ontem (9), às 18h30, em uma sessão especial para o prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho, e convidados. A exibição foi no gabinete da Casa da Esplanada, localizada na Avenida Calógeras esquina com a Mato Grosso. Estiveram presentes, além de Essi, os produtores e atores do filme, familiares e representantes da classe artística da Capital, e também o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura (Fundac), Roberto Figueiredo.

Lançado em fevereiro de 2011 na Capital, o filme levou dois anos para ficar pronto e é um dos projetos beneficiados pelo Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (FMIC), investimento feito pela Prefeitura de Campo Grande por meio da Fundac.

O curta estreou no festival 14ª Mostra de Cinema de Tiradentes (MG) e já foi selecionado para mais de cinco outros festivais, nacionais e internacionais. A aprovação mais recente foi para o festival de cinema do Texas, nos Estados Unidos.

“Ela veio me ver” narra em uma linguagem simples e poética o encontro de um casal adolescente que diante de seu primeiro encontro vivencia os dilemas do mundo juvenil, carregado de dúvidas e sentimentos.

O prefeito Nelson Trad Filho admirou a obra e parabenizou o diretor. “Este é o nosso papel, incentivar os talentos que se desenvolvem em Campo Grande, e esta é uma obra belíssima, que fez por merecer este incentivo”, disse.

Presidente da Fundac, Roberto Figueiredo destacou a ingenuidade e beleza do filme. “De uma maneira doce e ingênua, o curta-metragem conseguiu retratar os anseios despertados na fase da adolescência. Com beleza, em poucos minutos foi possível perceber a ansiedade de um primeiro amor pelo primeiro beijo, a insegurança, e a pureza desta fase. Um filme bonito e cheio de sentimento”, comentou.
O filme registra vários pontos marcantes de nossa cidade. É possível reconhecer na tela a Orla Morena, o centro de Campo Grande, a Praça do Rádio Clube, o que proporciona ao projeto uma identidade fielmente campo-grandense.

Com 16 minutos de duração, o curta já passou por mais de 20 cidades brasileiras. A primeira exibição da produção fora do Brasil foi em 2 de abril deste ano na cidade norte-americana de Chicago, durante a 27ª edição do Festival de Cinema Latino-Americano de Chicago. Nos Estados Unidos, o filme também participou do Festival de Cinema Tallahassee e do Festival de Cinema de Litchfield Hills, na província de Connecticut.

“Sempre é legal exibir o filme, quanto mais gente ver, melhor. E o prefeito apoiou o projeto, então é importante que ele também veja como ficou”, disse Essi Rafael sobre a exibição. O diretor tem apenas 22 anos e se destaca no cenário cinematográfico desde 2008, quando dirigiu o curta Um conto de Solidão, com o qual participou do Festival de Cinema de Gramado e no Festival de Cinema do Rio de Janeiro. O filme também ganhou prêmio em 2009 no sexto Festival de Cinema de Campo Grande e no Festival Universitário de Audiovisual (FUÁ).

Rumos Dança chega a Campo Grande


Três espetáculos do programa Rumos Dança se apresentam na cidade nos dias 14 e 15 de junho.
A peça
 O outro do outro, com direção de João Costa Lima, traz uma problematização das relações interpessoais. 


Consequência do Som. Dança Contemporânea a Partir do Hip-Hop tem como objetivo questionar as estruturas coreográficas por meio da relação entre o corpo e o som e, desta maneira, explicitar escolhas, processos e experimentos. A direção é de Carini Pereira, Mickael Ramos e Willian Freitas.


O ato de morrer e a idéia de morte são o ponto de partida para o espetáculo O que Antecede a Morte, que explora também limites, sensações e medos. A direção é de Marcos Klann 

A produção local é realizada pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e a Cia de Artes Carpe Diem Amor S/A.

PROGRAMAÇÃO

O outro do outro (terça 14 de junho às 20h)
João Costa Lima (PE) atua regularmente no teatro e na dança. Recebeu o prêmio de interpretação da Associação de Produtores de Artes Cênicas de Pernambuco. Integrou o curso de pesquisa e criação coreográfica do Fórum Dança, em Lisboa. Concluiu Formação Essais, no Centre National de Danse Contemporaine d´Angers, França. Ensinou no projeto Articulações - Corps en Temps, no qual produziu um fórum internacional de intercâmbio e formação realizado em Recife. 



Consequência do som, dança contemporânea a partir do hip-hop (terça 14 de junho)
Carini Pereira, Mickael Ramos e William Freitas (RS) são jovens acadêmicos e bailarinos com uma formação fortemente enraizada nas street dances. Uniram-se com o propósito de questionar formas de criação/composição em dança contemporânea, experimentando inúmeras maneiras da relação entre corpo e som. 




O que antecede a morte (quarta 15 de junho às 20h)
Marcos Klann (SC) é bailarino, ator e iluminador. Atualmente compõe o elenco do Grupo Cena 11 e começa a desenvolver uma pesquisa particular. É formado em artes cênicas pela Udesc, com o trabalho de conclusão de curso O Corpo na Obra de Artaud: Metáforas de Dor e Morte.

Serviço.
Entrada:
 1 kg de alimento não perecível
Local: Sesc Horto - Teatro Prosa | rua Anhanduí 200 -
Centro
informações:             67 3321 3181       atendimento@itaucultural.org.br | twitter.com/itaucultural | youtube.com/itaucultural | facebook.com/itaucultural  


quinta-feira, 9 de junho de 2011

Morre aos 43 anos o artista Célio Adolfo em Campo Grande



Diretor, ator e coreógrafo faleceu na noite desta quarta-feira (8) Corpo começa a ser velado nesta quinta-feira, em Campo Grande.


O diretor, ator e coreógrafo Célio Adolfo, 43 anos, morreu na noite desta quarta-feira (8) na Santa Casa de Campo Grande, onde estava internado. Entre diversas atuações como militante da arte, o artista foi jurado do Carnaval campo-grande deste ano e foi homenageado pela Fundação Municipal de Cultura (Fundac) em março deste ano pela  atuação no cenário teatral.

Célio havia sido internado na Santa Casa nesta quarta-feira. A causa da morte não foi informada pela assessoria de imprensa do hospital.

O corpo será velado a partir das 15h30 (horário de MS) desta quinta-feira (9) na rua 13 de Maio,  3.611. O sepultamento está previsto para esta sexta-feira (10), mas o horário ainda não está definido.

O artista
Célio Adolfo nasceu em Campo Grande e ganhou vários prêmios pela Funarte. O artista teve seu perfil relatado nos livros “Vozes da Dança” e “Vozes do Teatro”.

Em nota, o diretor-presidente da Fundac, Roberto Figueiredo, disse que Campo Grande perdeu um dos maiores defensores da arte na região. "Amante da arte por inteiro, Célio Adolfo se destacou no cenário teatral e de dança de Mato Grosso do Sul, sendo homenageado pela competente atuação nas duas artes."

Ainda segundo Figueiredo, o artista era respeitado por toda a classe artística do estado. "De forma ímpar contribui com a cultura sendo um completo artista."


sexta-feira, 3 de junho de 2011

Carpe Diem & CEADA.


Em 20011, a Cia de Artes Carpe Diem é parceira da escola CEADA no projeto do 2º Festival Estudantil Temático de Teatro para o Trânsito, nas categorias infantil e infanto-juvenil.
O festival é para alertar crianças e adolescentes a necessidade de se conhecer as normas e leis que regem o trânsito, auxiliando na formação de futuros motoristas conscientes com a segurança no trânsito.
Os espetáculos inscritos pelas escolas passarão por uma seleção com processo de análise efetuado por uma banca examinadora.
A banca será responsável pela indicação de cinco finalistas em cada categoria. A divulgação dos melhores espetáculos e a entrega de premiação para escolas serão feitas durante a cerimônia de encerramento do Festival, em 19 de agosto de 2011.
Entre os prêmios estão: notebooks, televisores, projetores multimídia, kit esportivo e bicicleta.

domingo, 22 de maio de 2011

Compromisso com a Cultura... "É a gente que faz!"



Movimento pela OCUPAÇÃO DO TEATRO DO PAÇO em Campo Grande. Prestem atenção nos DEPOIMENTOS DA POPULAÇÃO, é o que mais assusta, apesar de sabermos, ao perceber que os artistas são quase invisíveis da grande massa. Espaço publico fechado e ocioso precisa ser ocupado, maravilhoso ou não, há sempre idéias que podem movimentar e dar vida há concretos vazios. 
COMPARTILHEM O VÍDEO AS PESSOAS PRECISAM SABER DESSAS COISAS.





Manifesto do dia 20 de maio de 2011. Após se passar mais de 1 mes em que o prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho prometeu que entregaria o prédio para os artistas/população no dia 18 de abril passado. O movimento lembrou o prefeito de seu esquecimento perante os compromissos assumidos.
Aguardamos a solução do que já parecia resolvido

terça-feira, 3 de maio de 2011

SESC Encena leva experimentos em danças contemporâneas ao Teatro Prosa

Experimentos em danças contemporâneas
em diversas linguagens e gêneros serão
levados ao público durante a apresentação:
''Experimento I - Composições em Dança",
do projeto SESC Encena, que será no dia
07 de maio, sábado, as 20horas, no teatro
Prosa, no Sesc Horto em Campo Grande.
(Por Zenon Balduino)
O técnico Rodrigo Casagrande explica que 
os artistas vão revelar o que têm pesquisado 
e experimentado para produção de seus 
espetáculos: “Não são performances fechadas, 
são resultados de pesquisas em danças 
contemporâneas reunidos em um espetáculo 
coletivo”.


 

A proposta é divulgar a produção em dança 
que é desenvolvida em Campo Grande.
Neste momento somente mulheres estarão
no palco. São dançarinas da Companhia
Dançurbana e Expressão de Rua, Companhia
Do Mato, Coletivo Corpomancia,
Grupo Bailah / UFMS e Isa Yasmin e
Letícia Torales.

Serviço: Os ingressos podem ser  adquiridos no próprio Teatro Prosa por R$ 7,00 para comerciários, estudantes e terceira idade e R$ 14,00 para usuários em geral.






Grupos de teatro podem se inscrever em projeto de apoio a apresentações.

(Por Paula Vitorino)

A Fundac está com inscrições abertas para os grupos teatrais de Campo Grande que queiram participar do projeto “Teatro na Arena”, que realizará apresentações na arena do Horto Florestal em todos os domingos, às 15h.
O projeto ainda prevê o apoio da Fundac aos grupos participantes com a divulgação na mídia espontânea e recurso financeiro para custeio com o equipamento de som e outras necessidades do grupo. O espaço para as apresentações na Arena do Horto também será disponibilizado gratuitamente.
O objetivo da Fundação é fomentar a arte teatral em Campo Grande e estimular a ocupação sistemática dos espaços culturais da cidade.
Os grupos interessados em se apresentar neste projeto deverão encaminhar à Fundac os seguintes documentos: Ofício, em duas vias, com a data e o horário da apresentação; currículo do grupo teatral; sinopse do espetáculo, indicando a sua categoria; ficha técnica com todos integrantes do espetáculo, três fotos do espetáculo gravadas em CD ou enviadas ao e-mail: fundacteatro@gmail.com.
Todo o regulamento pode ser solicitado na Fundac - Rua Brasil, 464, Vila Marman. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3314-3226 ou pelo e-mail: fundacteatro@gmail.com.

Apoio: